terça-feira, 1 de agosto de 2017

Quais alimentos aliviam cólicas menstruais?

Nesse período do mês é indicado evitar álcool, café e refrigerantes

A cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de uma substância (prostaglandina) que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), provocando a contração dos vasos, quando o óvulo não é fecundado. A dismenorreia pode ser primária (aumento na produção de prostaglandina pelo endométrio) ou secundária (resultante de doenças e/ou desordens na região pélvica).

Os principais nutrientes relacionados à prevenção e ao alívio das cólicas menstruais são: cálcio (manutenção do tônus muscular uterino), ômega-3 (ação antiinflamatória), zinco, magnésio e vitaminas: B3 e C (reduzem as contrações), B6 (estimula síntese de dopamina) e E (inibe a síntese de prostaglandina).

Em contrapartida, o álcool, a gordura saturada (presente nos alimentos de origem animal) e o excesso de ômega-6 (óleos refinados) podem estimular a liberação de prostaglandina e isso agravará as dores. Bebidas cafeinadas (café, chá, refrigerantes de cola) também não são recomendadas.


Sendo assim, os principais alimentos fontes de um ou mais dos nutrientes acima recomendados são: semente de gergelim e linhaça, aveia, germe de trigo, farinha de trigo integral, cacau em pó, feijão, lentilha, grão de bico, noz, salmão, bacalhau, carnes vermelhas, aves, ostras, abacate, abacaxi, ameixa seca, banana, brócolis, cenoura, folhas verdes escuras (rúcula, couve, agrião, espinafre, etc) leite e iogurte. Além disso, a salsa, canela e gengibre também possuem substâncias que amenizam as dores.

Michele Trindade - nutricionista
Sua Saúde - Folha de Londrina

Leia também:
5 dicas para alívio das cólicas menstruais
As cólicas menstruais não têm que doer tanto! Veja como você pode melhorar esse momento difícil para se manter saudável e ativa.  No site: https://www.alwaysbrasil.com.br/pt-br/dicas-e-conselhos/sua-fluxo-menstruacao/5-dicas-para-alivio-das-colicas-menstruais?gclid=CjwKCAjwzYDMBRA1EiwAwCv6JlWCw7acHzezu60AhBOwOuLhE6OJTP6ugg1sj77a2iyJSW_w7-iKuhoCw7gQAvD_BwE

Nenhum comentário:

Postar um comentário